A simbologia cristológica da Cruz da Unidade ressalta o Cristo dos Vínculos: o vínculo de Cristo com Maria, com o Espírito Santo e com o Pai, além da união entre a dimensão natural e a sobrenatural, recordando a unidade da criação.
Maria está unida a Cristo, na cruz, em aliança indissolúvel. Ela participa do momento culminante da entrega do Filho no Calvário e da Igreja nascente do costado de Cristo na Cruz. Ela é portadora do Sangue Redentor do Filho ao mundo, colaboradora e companheira permanente do Filho, mãe educadora e intercessora de todos nós, confiados por Cristo a ela como filhos justamente ao pé da Cruz.
No alto da Cruz está o olho do Pai, que acompanha o Filho em todos os momentos.
O fundo da Cruz, via de regra, é vermelho, símbolo do Sangue de Cristo derramado na cruz, fonte do perdão dos nossos pecados e da nossa unidade n’Ele, bem como evocação da presença do Espírito Santo, força e amor que brota do amor de Cristo e transborda para o mundo. No entanto, há muitos exemplares da Cruz da Unidade em que o fundo é dourado ou mantém o tom natural da madeira.
A Cruz da Unidade tem forma ovalada: não tem pontas ou arestas, expressando assim uma organicidade que evoca algo vivo, sinal não de morte, mas de Ressurreição e vida nova.
Na parte de trás, a Cruz contém a inscrição latina “Unum in Sanguine” (Um Só no Sangue) e uma pequena coroa, simbolizando a coroação de Maria Rainha.
A Cruz da Unidade, criada no Brasil, é símbolo especial do Terço dos Homens Mãe Rainha porque sintetiza o essencial que se contempla na oração do Santo Terço: a unidade indissociável entre os mistérios da vida de Cristo e a presença sempre luminosa do Pai e do Espírito Santo, acolhida e testemunhada pela Mãe.
fonte: pt.aleteia.org/
Aqui você encontra os melhores Brindes pra se presentear, ou presentear as pessoas que você ama!
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade